quinta-feira, 21 de abril de 2011

O segredo do feijão com arroz



Tanto os médicos, como nutricionistas ou outros porfissionais de saúde, assim como muitas pessoas leigas, sabem que em uma dieta equilibrada, toda pessoa deve ingerir os aminoácidos essenciais para que não se encontre desnutrido.

Os aminoácidos formam as proteínas, que necessitamos para varias funções em nosso organismo. O corpo humano é capaz de produzir bem, 10 desses aminoácidos, 2 produz parcialmente e 8 diretamente não produz. Para que o organismo possa fabricar todas as proteínas do nosso organismo ele necessita desses 8 aminoácidos também, que devem ser ingeridos através da alimentação, esses são: valina, leucina, isoleucina, fenilananina, triptofano, metionina, treonina e a lisina.


Pois bem! Um dos pratos preferidos e utilizados no dia-a-dia da culinária brasileria, o famoso feijão com arroz, contém um segredo especial para os vegetarianos. 

Segundo o livro biologia de Curtis y Barnes no cap. 3, pag 87, 6ª edição em espanhol.

O feijão é uma excelente fonte de isoleucina e lisina. O arroz tem  uma quantidade adequada dos outros 6 aminoácidos (valina, leucina, felinalanina, triptofano, metionina e treonina). 

A combinção de arroz com feijão, constitui um menu de proteinas quase tão perfeito como os ovos ou uma porção de carne. 

Assim que vegetarianos, principalmente brasileiros, não deixem de aproveitar o bom feijão com arroz!


Jessé Oliveira


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...