sábado, 1 de outubro de 2011

1º de Outubro Dia Mundial do Vegetarianismo


Estabelecido em 1977 pela Sociedade Vegetariana Norte Americana, é um dia para se celebrar e refletir sobre o impacto que a nossa alimentação tem no meio ambiente e na sociedade e informar sobre as vantagens de uma alimentação vegetariana.

Muita gente não sabe, mas o vegetarianismo vai muito além da preocupação com os animais, que tem diferentes interpretações culturais ao redor do mundo. O fato é que o consumo de carne animal, requer quantidades imensas de solo, combustível, energia e principalmente, água. Para se produzir um quilo de carne de boi são necessários nada menos que 15.000 litros de água, enquanto um quilo de trigo requer 1000 litros. Como se não bastasse, os gases emitidos pela digestão dos bois contabilizam 18% dos gases que causam o efeito estufa, responsável pelo aquecimento global.

Ainda que você não seja vegetariano, celebre esse dia com seus amigos, vegetarianos ou não, evitando o consumo de derivados animais. Algumas sugestões sobre o que fazer:
- Vá em um restaurante vegetariano ou convide a família e os amigos para um jantar especial (veja algumas receitas);
- Monte bancas em locais públicos e distribua material informativo;
- Assista a um documentário ou palestra sobre as consequências do consumo de carne, leite e ovos (TerráqueosA Carne é Fraca, Gary Yourofsky fala sobre veganismoMeat the Truth - Uma verdade mais que inconveniente)
- Converse e reflita sobre o tema.

Se você é daqueles que não resiste a uma picanha, considere então uma redução em sua ingestão de carne. Eleja um dia da semana para ser o seu “dia vegetariano”. Acha que isso não faz diferença? Então leia só isso: segundo a ONG norte-americana Environmental Defense, se cada americano eliminasse somente um hambúrguer de sua alimentação semanal, a redução de emissões de CO2 da atmosfera seria equivalente à retirada de meio milhão de carros das estradas estadunidenses.

Tem dúvidas sobre os benefícios os benefícios de uma dieta sem carne para a sua saúde?Segundo a American Dietetic Association, "... dietas vegetarianas bem preparadas são saudáveis, nutricionalmente adequadas, e proporcionam benefícios de saúde na prevenção e tratamento de diversas doenças."

Por fim, mas não menos importante, vem a questão do respeito aos animais. Porcos, vacas, galinhas, perus, peixes, coelhos, cabritos..., destinados majoritariamente ao abate, são animais sensíveis e inteligentes. 

Estudos científicos recentes comprovam: eles experimentam emoções como o medo e a angústia e sentem dor exatamente como nós, seres humanos. Ainda assim, todos os anos, a indústria da carne submete bilhões de animais a maus tratos, confinamento, manejo brutal e morte cruel. Será que isso está certo?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...