segunda-feira, 9 de julho de 2012

Inglaterra: chamar alguém de "gordo" pode dar prisão





Cuidado! Se algum dia você tiver a oportunidade de conhecer a Inglaterra, não chame ninguém de gordo pois, futuramente você pode ser preso... até mesmo se for um profissional de saúde e tentar tratar o "obeso", tem que ter precaução no termo que for usar. [JSO]














Chamar alguém de "gordo" ou "gorda" pode em breve ser acrescentado à lista de crimes de pensamento ódio que podem lançar uma pessoa na prisão. No entanto, e como seria previsível, surgiram já receios de que até os médicos podem ter reservas em notificar os seus pacientes de que eles estão com peso a mais.
De certa forma, estes receios justificam-se. Apesar de existirem mais de 2 milhões de crianças com peso a mais no Reino Unido, e a engordar a um ritmo duas vezes superior que o ritmo das crianças americanasRosi Prescott da YMCA, que aconselhou o grupo Parlamentar em torno da imagem corporal e propôs a nova lei, acredita que não existem razões para se informar as pessoas que elas estão obesas, mesmo que essa informação seja transmitida por médicos.
Prescott diz:
A sociedade deveria ser mais tolerante com os obesos . . . Se eles não se sentem obesos, e se não há complicações de saúde, qual é o problema?
O problema é que vários estudos já demonstraram que os obesos consistentemente subestimam o quão gordos são, especialmente se a maior parte dos amigos e familiares partilhar da sua massa corporal.
Para além disso, inúmeros relatórios epidemiológicos inequivocamente mostram que, aqueles que são obesos desde a mais tenra idade são mais susceptíveis de contrair doenças coronárias, diabetes do tipo dois, cancro e morrer mais cedo que aqueles com o peso mais saudável.
No entanto, pessoas como Rosi Prescott defendem que o mais importante não é o que a medicina diz, mas sim o que as pessoas subjectivamente "sentem".
Mais grave ainda é a noção de se lançar uma pessoa na prisão apenas e só por dizer que outra pessoa está gorda. O politicamente correcto aparentemente toma preeminência sobre a realidade.


(omarxismocultural.blog)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...