quarta-feira, 25 de julho de 2012

Os heróis do cinema de Aurora

Aurora, Colorado, Estados Unidos da América. Uma sala de cinema preenchida com dezenas de pessoas ansiosas por assistir à estreia de um novo filme. A meio do filme, ouvem-sedisparos sucessivos que são confundidos com as cenas da narrativa – apenas os gritos horrorizados, demasiado reaispara serem provenientes da película, desperta aqueles presentes para a realidade: um homem, num ato daqueles difíceis de descrever, abria fogo indiscriminadamente sobre a assistência. Resultado: 12 mortos e 58 feridos.



James Holmes é o nome do autor de tal barbárie. Já ouviu falar dele antes? Não? Creio que99,9999% dos americanos também não. Mas isso mudou. Apresentado já em tribunal, tornou-se o rosto de mais um ato de extrema violência que, não raras vezes acontecem naquele país.


James é, e para sempre será, o vilão da história. Isso dar-lhe-á protagonismo. Mas nenhum adjetivo abonatório lhe será dirigido. Nenhuma palavra para diminuir a sua culpa será aceite. É por isso que o seu crime permanece na medida em que o seu nome continua a merecer maior destaque do que o de alguns heróis na mesma história.
Sabe quem são Jon BlunkAlex Torres e Matt McQuinn? Acredito que não. Mas quero que fique a saber a partir de agora.
Quando Jon se apercebeu que James estava a disparar, atirou a namorada ao chão e pô-la debaixo do banco, colocando-se sobre ela para a proteger. Atingido pelas balas, morreu no local.
Alex fez exatamente o mesmo com a sua namorada. Também morreu no mesmo instante.
Semelhantemente, Matt cobriu a sua namorada com o seu próprio corpo. Ela levou um tiro num joelho; ele morreu ali mesmo.
Três jovens na casa dos 20 anos amaram mais a vida do seu próximo do que a sua própria.Sacrificaram-se em favor do outro. Não o sabem, mas valeu a pena – as três raparigassobreviveram pois as balas que iam nas suas direções atingiram fatalmente os seus namorados.
Tudo isto faz lembrar o que se passa há séculos neste mundoo grande vilão, o maior criminoso é que é o protagonista; o verdadeiro Herói, Aquele que deveria receber todas as honras e homenagens, fica escondido em segundo ou terceiro plano…
Por isso, pense um pouco Nele neste mesmo momento: “ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos” (João 15:13).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...