sábado, 18 de agosto de 2012

Ortodoxos russos e católicos poloneses assinam reconciliação histórica

VARSÓVIA, Polónia, 17 Ago 2012 (AFP) -Os representantes máximos da igreja ortodoxa da Rússia e da igreja católica da Polônia assinaram nesta sexta-feira um chamado histórico à reconciliação e pediram "oração para o perdão para as injustiças e os erros cometidos reciprocamente".

Durante uma cerimônia solene no Castelo Real de Varsóvia, o patriarca ortodoxo russo Kirill e o arcebispo católico Jozef Michalik selaram assim um inédito chamado para que poloneses e russos deixem para trás séculos de uma disputa que muitas vezes se tornou sangrenta.

"Convocamos nossos fiéis a rezar para obter o perdão por todos os erros, injustiças e todos os males infligidos reciprocamente", afirma o texto.

"Estamos convencidos de que é um primeiro passo, o mais importante, em direção à restauração da confiança mútua sem a qual não há comunidade duradoura nem plena reconciliação", declaram os dois prelados, ao mesmo tempo em que se comprometem a realizar "novos esforços que devem aproximar nossas igrejas e nossos povos".

Os signatários também prometem "defender o direito à presença da religião na vida pública".

"Hoje nossos povos enfrentam novos desafios. Com o pretexto de proteger a laicidade ou defender as liberdades, os princípios fundamentais do Decálogo estão sendo questionados", afirmam, antes de acrescentar que "os valores tradicionais são rejeitados e os símbolos religiosos retirados dos espaços públicos". 
Fonte - BOL 

Nota DDP: As rachaduras vão se fechando e o tema comum vai acabar na ratificação do domingo como dia de guarda, "princípio fundamental" do decálogo. Não o Decálogo bíblico, claro.
 
(diariodaprofecia.blog)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...